sexta-feira, 11 de julho de 2014

Covilhã marca percursos para Santiago



A Câmara Municipal da Covilhã vai proceder à marcação dos caminhos de São Tiago que atravessam as freguesias do Ferro e de Peraboa. O projecto pretende recuperar os trajectos pedestres efectuados pelos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
Um trabalho que vai ser realizado em parceria com a associação “Via Lusitâna”, tendo por base os vários indícios recolhidos desta peregrinação como é o caso da capela do Espírito Santo, no Ferro. Vítor Pereira, presidente da câmara municipal da Covilhã sublinha que, com este passo, a Covilhã vai passar a integrar um dos roteiros mais importantes de todo o mundo “queremos colocar o concelho da Covilhã no mapa dos caminhos de Santiago e se nós temos vários indícios de suporte físico dessa passagem de peregrinação, designadamente nas freguesias do Ferro e de Peraboa é bom que essa memória seja preservada e o facto de os caminhos serem património da humanidade dá uma importância redobrada a este projecto”.

Para além da marcação dos caminhos, o presidente da junta de freguesia do Ferro admite a hipótese de também vir a ser criada uma estrutura de apoio aos peregrinos que atravessem este trajecto. Augusto Macedo refere que há já algumas ideias que podem ser colocadas em prática, dependendo do número de visitantes que se venha a verificar “tenho na minha mente a ideia de reactivar uma casa no sentido de se criar um albergue que possa ter todas as condições para acolher os peregrinos porque ele chega aqui e precisa de apoio; de qualquer forma se dentro de pouco tempo este projecto atrair um número significativo de peregrinos temos um espaço que fica no Monte Serrano e que, numa primeira fase, pode ser esse espaço de apoio”.

José Luís Sanchez, presidente da “Via Lusitâna” refere que a marcação e sinalização correcta dos percursos é o principal objectivo daquela associação de apoio aos peregrinos. Um trabalho que obriga a uma forte articulação entre todas as autarquias por forma a recuperar integralmente os trajectos percorridos em séculos passados “esta divulgação tem que ser feita em rede pelas diferentes câmaras, não vale a pena o município da Covilhã fazer uma grande divulgação se Belmonte, Fundão, Guarda ou Castelo Branco não fizerem; tem que ser um trabalho conjunto de todos os municípios a publicitar o caminho de Santiago porque não podemos divulgar apenas bocadinhos mas sim todo o caminho”.
Fonte: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário