terça-feira, 17 de junho de 2014

Caminho da Costa: algumas reflexões!


O Caminho Português da Costa é o meu próximo Caminho! Se tudo se conjugar conforme a planificação que empreendi já há algum tempo (e aí começou o Caminho...), no dia 26 de Setembro ao final da tarde partirei da Sé Catedral do Porto rumo ao Refugio da Senhora da Hora onde passarei a primeira noite! Digo que partirei ao final da tarde, porque pretendo realizar os habituais "rituais" que antecedem o Caminho propriamente dito, tais como, desfrutar de um almoço típico, de uma visita pelo centro da cidade, nomeadamente à Sé Catedral onde colocarei o primeiro carimbo na credencial e de alguns momentos de introspeção e de reflexão no templo que servirá de partida ao meu próximo Caminho!

Não existiu nenhuma razão especial para ter escolhido esta rota, acho que, de uma maneira geral, os Caminhos vão surgindo naturalmente, entram por mim a dentro sem pedir licença e mal me dou conta já estou a braços com uma nova travessia! Já sobre as épocas do ano que escolho para empreender os Caminhos não poderei dizer a mesma coisa, são escolhidas e marcadas, eu diria, quase de forma cirurgica! Não faço (nem aconselho a fazer) Caminhos no pico do inverno e do verão, as razões são sobejamente conhecidas, e se as que se prendem com as temperaturas extremas não forem suficientes, temos também, em particular no verão, a massificação, os albergues lotados e as longas filas de espera, ora uma das motivações que me levam a percorrer o Caminho é a fuga ao stress e não o contrário!  

Não tenho uma programação muito rigida, admito até que, já em plena caminhada, possa proceder a alguns ajustes no que respeita ao alinhamento das etapas, nomeadamente, naquela que se prende com a passagem por Vigo, por ser a que tem a sinalização mais deficiente, para além das habituais condicionantes que se prendem com a passagem por uma grande urbe. O "meu" Caminho da Costa inclui também a passagem pela, designada, variante espiritual do Caminho Português, o Caminho de Pontevedra ao Salnês! Trata-se de um troço com imensos motivos de interesse, mas para mim foi razão suficiente e fio condutor o facto desta variante não se afastar muito da linha costeira. Inclui também a subida de barco do rio Ulla, desde Vilanova de Arousa a Pontecesures, simbolizando a última viagem do corpo do Apóstolo, na barca de pedra, até Iria Flavia (atual Pádron), trajeto também conhecido pelo "Translatio del Apostolo Santiago" ou "Rota do Mar de Arousa".

Por enquanto continuo a reunir informação e a ouvir opiniões de quem já fez este Caminho, elementos que em grande medida me ajudarão a definir o alinhamento das etapas que pretendo realizar e que numa próxima postagem aqui publicarei! Se é verdade que, em primeira análise, era para fazer este Caminho em solitário, também não é menos verdade que existe a forte possibilidade do companheiro António Ramos Amaro partir comigo da Sé Catedral do Porto! Certa, para já, é a presença do companheiro António Maria Carrasco em Redondela, para me acompanhar ao longo dos últimos 5 dias de peregrinação!

Os dados estão lançados pelo que há que aproveitar os 100 dias que faltam para dar continuidade às jornadas de preparação, para afinar detalhes...tudo o resto acabará por acontecer naturalmente...até lá Bom Caminho e boas caminhadas!

Foto: Cabo Finisterra, Galiza
(autoria de Alexandre Bittar)

1 comentário:

  1. Desejo desde já muito sucesso nesta caminhada e que seus objetivos sejam todos alcançados. Buen Camino,
    Alexandre

    ResponderEliminar