sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A 90 dias do Aragonês: O Caminho antes do Caminho!


Em boa verdade e para não variar, o nosso Caminho começou muito antes do Caminho! Começou, no dia 13 de Junho de 2012, precisamente no dia em que eu, o Alexandre Bittar, o António Delfino e o Leonel Gomes, acertámos “agulhas” e fixámos mutuamente 2 premissas: Percorrer o Caminho Aragonês em 2013, com início a 20 de Abril! Trocando por miúdos, palmilhar o Caminho Aragonês, continuar até Santiago de Compostela pelo Francês e concluir a travessia peregrina, até Múxia e Finisterra! Apontámos inicialmente o dia 20 de Abril de 2013 para partirmos de Somport, contudo e após algum trabalho de pesquisa e de programação acerca das viagens de ligação até ao ponto de início do Caminho, concluímos, com certa satisfação, que nos conseguiríamos reunir os 4 em Somport ao inicio do dia 19 de Abril, o que, em síntese, nos permitiria, não apenas, realizar uma visita turística e de reconhecimento por estas bandas (incluindo carimbar a credencial assinalando o inicio do Caminho), como também e acima de tudo, adiantar a nossa 1ª etapa (Somport/Jaca), mais que não fosse, até Canfranc-Estación, Canfranc ou, quem sabe, Villanua, dependendo, está claro, da hora que saírmos. Outra razão está também na base deste nosso “prólogo” em relação à 1ª etapa, que se prende com os comentários muito pouco abonatórios sobre o Albergue de Somport, em que peregrinos que já percorreram esta via, aconselham a chegar um pouco mais cedo e a iniciar a peregrinação nesse mesmo dia até ao próximo albergue depois de Somport. Nesta fase, e do que já “percorremos” deste nosso “pré-Caminho” de preparação, existem muitas certezas e subsistem poucas dúvidas, a saber:

Eu e o Leonel faremos a ligação Nisa/Pau (sul de França) em autocarro da Eurolines, no dia 18 de Abril. Em Pau apanharemos um comboio até Oloron-Sainte-Marie, depois até Somport concluiremos a viagem novamente de autocarro. Com um pouco de sorte às 09h39 da manhã do dia 19 de Abril estaremos em Somport, na pior das hipóteses às 11h24! Após um montão de pesquisas na net, esta foi a opção com melhor relação preço/qualidade (84,30 € nas tarifas atuais), mais rápida e mais direta! Existe apenas um pequeno senão, o autocarro tem chegada prevista a Pau às 03h15 da manhã e deixa os passageiros a meio da Avenue de L’Université, num local que nem terminal rodoviário é (vá-se lá entender uma coisas destas…), depois teremos um trajeto de cerca de 3 km até à Gare Ferroviária de Pau que abre às 05h00! Como poderão imaginar, caminhar um pouco será o menor dos nossos problemas (até tenho o itinerário impresso em papel que descarreguei do site da Michelin, não vá dar-se o caso…), não fosse a hora menos própria em que teremos que realizar este percurso. Esperemos não ter que usar os bastões, sem ser para apoio à caminhada (eheheh…)!

O António Delfino, também em autocarro da Eurolines e no dia 18 de Abril, fará a ligação entre Tours (centro de França) e Bayonne. De Bayonne até Oloron-Sainte-Marie será de comboio (via Pau). A partir de Pau o trajeto será igual ao nosso. Há a possibilidade de nos encontrarmos os 3, antes de Somport (entre Pau e Oloron), conforme a coincidência dos horários.

O Alexandre viajará, através da PAM Linhas Aéreas, entre S. Paulo e Madrid, no dia 16 ou no dia 17 de Abril, depois também de avião, seguirá para Pamplona ou Saragoça (ainda está a afinar…), em qualquer destas cidades tem várias opções de ligação a Jaca, se bem que de Saragoça tem mais alternativas do que desde Pamplona. De Jaca para Somport seguirá de autocarro.

É ponto assente e do consenso geral que estaremos em condições de encetar o prólogo da nossa primeira etapa (Somport/Jaca), no dia 19 de Abril, o que significará uma redução da distância a percorrer na(s) jornada(s) seguinte(s) do Caminho Aragonês! Contudo e porque não podemos antever com rigor, nem a hora de chegada nem o tempo que iremos despender em Somport, prevemos que Canfranc-Estación, Canfranc ou Villanua, seja o nosso destino ao final do dia 19 de Abril!

É este, por agora, o ponto de situação possível, em breve publicarei as nossas etapas, bem como outra informação que se venha a revelar útil.

Foto: Manuel Correia

1 comentário:

  1. É sem dúvida uma mais valia ter o Sérgio como mentor de um projecto como este. Tudo é preparado ao pormenor.
    Quando fizemos o Caminho Primitivo, não tive qualquer duvida que tudo estava bem preparado e entre todos tinham traçado no papel a melhor forma de chegar a Santiago.
    Um abraço e força nesses bastões!

    ResponderEliminar