segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pelo trilho da Zimbreira, cada vez mais perto do Caminho Primitivo!








Cumprindo mais uma jornada de preparação rumo a nova aventura no CAMINHO, que se aproxima a passos largos, quisemos desta vez sair para fora do nosso concelho e ir até à Zimbreira, no concelho de Mação. Foi ontem, domingo, dia 27 de Fevereiro, com um sol radioso, mas com um inicio de manhã com algum frio.

Deixámos as viaturas na Zimbreira e pelas 08h50 com as mochilas às costas lá fomos em direcção à imponente ventoinha eólica no alto do Castelo Velho da Zimbreira a cerca de 500 metros de altitude, um simpático ensaio para as primeiras etapas do Caminho Primitivo! Lá em cima e após exigente subida, parámos a contemplar a vista espectacular de todo o horizonte e até onde era possível avistar, vislumbrando ao longe a "nossa" Serra de S. Miguel! Retemperadas as forças com a pausa e alguma água, iniciámos a descida para logo mais abaixo tomarmos o caminho que nos levaria ao Pego da Rainha, local aprazível com uma magnifica cascata natural e 2 fontes de belíssima água potável, não sem primeiro avistar o rio Ocreza e a barragem da Pracana.

Parámos junto ao Pego da Rainha para um pequeno-almoço reforçado, tirando proveito do fantástico local! Retomámos, de seguida, o estradão que nos haveria de conduzir à estrada para a Zimbreira. Cerca do meio dia e com 3 horas de caminhada chegávamos de novo ao ponto de partida, com o ego em pleno, fruto de um passeio fantástico! O dia não acabou sem o nosso habitual roteiro gastronómico - qual almoço peregrino -, que desta vez nos levou até ao café Pescador na aldeia do Padrão. O amigo Rosalino Castro que já era conhecido por estas bandas, fruto de outros roteiros gastronómicos, apresentou-nos ao simpático Sr. Joaquim, proprietário do café. Aqui tomámos o aperitivo da ordem, fazendo tempo para a hora do repasto que noutros aposentos mais abaixo, estava a ser meticulosamente confeccionado pela esposa do Sr. Joaquim. Pelas 13h00 fomos convidados pelos simpáticos anfitriões a ocuparmos os nossos lugares à mesa! E que mesa: sopa de peixe do rio com miga de pão caseiro, peixe do rio muito fresco, cozido e frito regado com um tinto da aldeia de beber e chorar por mais! No final não faltou o bom queijo também!

Após o café e o digestivo da ordem, aproveitei para distribuir as credenciais (que entretanto tinham chegado na 6ª feira) pelos companheiros de Caminho e em amena tertúlia peregrina acertámos mais alguns detalhes em relação à programação, ou seja, que partiremos para Cáceres no dia 13 de Abril após o almoço, que tomaremos o autocarro das 23h45 de Cáceres para Oviedo, que no final da manhã do dia 14 de Abril, após visita de reconhecimento pela cidade, à Catedral e carimbada a credencial, daremos inicio à 1ª etapa (Oviedo/Grado). Sem stress de qualquer espécie tentaremos chegar a "Campus Stellae" em 11 jornadas se estivermos todos bem ou em 12 jornadas se tal se vier a revelar necessário e que, pelo menos, eu e o companheiro António Ramos Amaro continuaremos até onde a terra acaba e o mar começa, assim demandaremos se Santiago Maior nos der forças!


Fotos: António Pimpão

Sem comentários:

Enviar um comentário