domingo, 29 de janeiro de 2012

Mais uma jornada de preparação com o Caminho Primitivo no horizonte!




Hoje decorreu mais uma jornada de preparação rumo ao Caminho Primitivo, que se aproxima a passos largos e não tarda nada está aí ao virar da esquina, pois o tempo passa veloz! Pode dizer-se que foi uma jornada plena de surpresas, que começaram logo pelas 07h00 da manhã, hora da concentração, quando a viatura que nos transportaria até ao local de inicio da travessia não quis pegar por falta de bateria! Empurra daqui e empurra dali, foi o nosso aquecimento! Debelado o problema, iniciámos a caminhada faltavam 15 minutos para as 08h00 da manhã junto à ponte sobre o Rio Tejo paredes meias com Vila Velha de Ródão, não sem antes registar uma foto sensacional das Portas de Ródão!




Pela Portela dita do Atalho seguimos com a EN18 logo ali ao lado, que atravessámos junto ao painel do Alentejo para de seguida tomarmos o caminho aprazível que nos conduziria pela cumeada da Serra de S. Miguel em direcção à Vinagra, com o Pé da Serra mesmo ali ao lado. Um pouco antes das 10h00 da manhã encetámos paragem para retemperar forças no inicio da descida para a Vinagra, com um pequeno (grande) almoço como mandam as regras da ocasião! Retomada a travessia, tempo para desfrutar de alguns miradouros naturais que a Serra nos oferece, tirando partido do magnifico dia de primavera fora de época, com um horizonte bastante limpo de qualquer neblina. Pelo Porto das Carretas à Barroca do Vale Louro e desta à Carreira Velha, Vale Cardoso, Santo Menino e Nisa, onde chegámos pelas 12h45 com 5 horas de caminhada e várias subidas ou não estivéssemos norte do concelho de Nisa!




Após tomado o aperitivo no Bico Fino, reabastecemos de água no supermercado das Amoreiras e rumámos até à Quinta do Vale das Vinhas (nosso quartel-general) onde nos aguardavam umas pataniscas de bacalhau para a entrada e uma caldeirada de peixe que, uma vez mais, o amigo João José Temudo preparou sem regatear esforços, honra lhe seja feita! Convidámos para o almoço o José Carlos Monteiro, companheiro também da nossa tertúlia peregrina, que mais tarde nos iria recolher no final da jornada!




Após hora e meia de repasto e descanso merecido, retomámos a jornada até ao Monte do Carvalhal, pelo Caminho de Santiago, onde chegámos pelas 17h30, com o amigo João José como companheiro de caminhada na segunda metade do dia! Com o Zé Carlos vinha, por companhia, uma peregrina alemã de seu nome Andreia, que há 14 dias tinha saído do Algarve (Vila Real de Santo António), que convidámos para connosco partilhar o jantar no quartel-general peregrino onde, em amena cavaqueira, se falou espanhol, inglês e francês, partilhando histórias de outras travessias peregrinas para nosso gáudio e para maior gáudio da Andreia que havia mais de 2 dias que não falava com ninguém!


Após o repasto reunimos os excedentes que ofertámos à nossa companheira peregrina, onde não faltou o vinho e o queijo para o almoço da sua jornada seguinte até Vila Velha de Ródão! Não faltou o momento solene de colocação de uma vieira na Quinta do Vale das Vinhas decretando definitivamente o local como o nosso retiro peregrino, assim como a entrega de outra vieira ao companheiro António Ramos para colocar na sua mochila, oficializando a sua condição de peregrino a Santiago de Compostela! Foi mais um dia em cheio revisitando e treinando para o Caminho, com a promessa selada de nova jornada de preparação que será agendada para breve na Serra das Talhadas! Até lá boas caminhadas e BOM CAMINHO a todos os que se encontrem a realizá-lo!

Fotos: António Pimpão

Sem comentários:

Enviar um comentário