quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais um novo elemento para o grupo!

Há certas coisas que aprendi a gostar sem saber, uma delas foi o gosto pelas caminhadas! Hoje é um dos meus melhores prazeres: caminhar! Tudo começou em 2000 na primeira Rota do Contrabando, fui porque era novidade e gostei tanto que nunca mais parei. A maior parte das caminhadas em que participei foram no concelho de Nisa, pois é a terra em que resido, mas também já fui para outras zonas do país. Gosto de caminhar porque há um certo espírito de aventura, porque a andar descobrimos paisagens, pontos históricos e muitas outras coisas que só se vêem se andarmos a pé. Foi com um grande espírito de aventura que vi três companheiros de caminhadas (o Sérgio, o Pimpão e o Castro) partirem para uma travessia de um mês por terras de França e de Espanha para fazer um dos Caminhos de Santiago. Já em França juntou-se a eles o António Delfino, que lá vive. Fui acompanhando diariamente a aventura deles no blogue que foi criado para este fim. Gostava muito ter ido com eles, mas como estava a estudar à noite, não podia perder tanto tempo, pois podia ficar sem o curso. Quando eles chegaram a Nisa as histórias eram mais do que muitas! Um dia na Inijovem (Associação de Jovens de Nisa), lá estava o Sérgio a contar mais umas partes da aventura, uma que eu gostei foi a de terem conhecido um peregrino brasileiro, o Alexandre, que veio a ser o quinto elemento do grupo, pois as outras historias já sabia que eram só para rir, como por exemplo, o Pimpão a explicar ao brasileiro o significado de “se me apanho com uma nos queixos” (vontade de beber uma cerveja) e a dizer a uma peregrina espanhola que estava todo “mamado” (muito cansado), o António Delfino que apanhou um susto com um enorme cão que lhe ladrou aos ouvidos, enquanto caminhava completamente relaxado (perto do Monte do Gozo, já nas imediações de Santiago) e o Castro a oferecer o protector solar a umas peregrinas alemãs, no albergue de Belorado, que estavam a ficar todas vermelhas do sol. Como eles gostaram tanto desta aventura combinaram fazer este ano o Caminho Português a partir da cidade do Porto, e foi por essa altura que eu perguntei ao Sérgio se não fazia mal ir mais um no grupo ao que ele perguntou “Porquê? queres ir?”, claro que eu disse que sim e ele respondeu “Então junta-te a nós, por mim tudo bem!”, mas como eu sabia que o grupo já estava formado enviei um email ao Pimpão e ao Castro para ver se eles concordavam que me juntasse também. Mais rápido foi o António Delfino que me enviou logo um email a perguntar se era verdade, se eu também ia desta vez, claro que respondi afirmativamente. Entretanto o Pimpão e o Castro também concordaram com a minha entrada para o grupo. E pronto é neste contexto que eu apareço para participar nesta nova aventura do Porto até Santiago de Compostela e de Santiago ao Cabo Finisterra!

Um abraço a todos e um beijo a todas (lol!)
Leonel Gomes

Foto: Marco Moura

1 comentário:

  1. Fico muito contente pelo facto das caminhadas em Nisa terem atingido limites... sem limites! Desejo a todos que corra tudo bem e pena tenho eu de não participar como gostaria... mas o bichinho não morreu!! Beijinhos a todos e uma caminhada a 100% é o que vos desejo!
    Leonel aguenta-te!!!! Nada que uma cacholeira e uma vinhaça não ajude!
    Força Companheiros!
    Patrícia Porto

    ResponderEliminar