sexta-feira, 3 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 04-06 (8ª Etapa: Lubián - A Gudiña, 24,5 km)

 

 
 
 

 
A saída de Lubián ocorreu às 06h30 com alguns tímidos pingos de chuva que não chegaram a apagar o pó! Foram 2 horas até ao Alto de A Canda, local que assinala a entrada na Galiza! Primeiro em ligeiro ascenso e depois em subida mais acentuada à medida que nos aproximávamos de A Canda! Foi precisamente num dos marcos do Caminho, um pouco antes de terminar a forte pendente, antes da entrada na Galiza, que vi uma mensagem escrita num pedaço de papel, deixada pela Zelinda que dizia (mais ou menos) isto "Sérgio, Ramon, Cristiane, Patric, Hives,(...)estou bem, não se preocupem...!" Confesso que fiquei bem mais tranquilo...! Bons trilhos, muitas fontes a proporcionar momentos de pausa e algumas fotos, como por exemplo em O Canizo! A própria sinalética do Caminho tinha mudado na Galiza! Alguns marcos começaram a incluir a distância em km para Santiago! Às 12h30 chegava A Gudiña e pouco minutos depois ao albergue que ficava próximo da Estação de Comboios! Durante a tarde encontrei o primeiro peregrino, ou melhor, bicigrino português! Era do Porto e tinha começado o Caminho em Bragança! Como a etapa tinha sido curta, aproveitei para por em dia algumas tarefas domésticas, como por exemplo lavar e secar roupa e reforçar o stock de comida e bebida numa tienda ali perto! O jantar foi no albergue, uma muito bem recheada salada de tomate com atum, regada com cerveja Estrella Galicia! Depois do repasto liguei para casa para matar saudades e saber novidades! 


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 03-06 (7ª Etapa: Puebla de Sanabria - Lubián, 31,1 km)

 

 
 
 
Começámos a caminhar todos à mesma hora, às 06h50! Quando digo todos, incluo-o também para além do "meu" grupo, os peregrinos das Canárias e o peregrino de Madrid, de seu nome Ramon! Eu tomei, como habitualmente, o pequeno-almoço no albergue! Os outros peregrinos optaram por ir ao bar em frente ao albergue que abria às 06h30! Entre Requejo de Sanabria e Padornelo estava sinalizado um desvio por força das obras da linha do AVE! Verdade seja dita que já estava desperto para este desvio, quer por estar muito bem referenciado no meu guia Gronze, quer também por me ter sido transmitido pelo meu amigo e companheiro de tantas jornadas, António Pimpão, que fizera este Caminho em 2014! Alguns peregrinos não respeitaram a indicação do desvio e continuaram pelo Caminho original...! Escusado será dizer que se vieram a arrepender...! Às 11h40, na companhia do Abdulah e da Sophie, parei num bar-restaurante em Padornelo! Já lá estava um bicigrino que vi pela primeira vez e um pouco mais tarde chegou o Ives! A seguir a Padornelo novo desvio em virtude das mesmas obras! Em situação normal o Caminho seguiria para a direita em direção a Aciberos, o desvio mandava para a esquerda! Foram voltas e mais voltas para chegar a Lubián! Ainda assim o desvio passava por uns troços de bosque com alguma sombra! Às 13h30 chegava finalmente à bonita e típica aldeia de Lubián!
 
Refresquei-me numa fonte à entrada da povoação! Já fizera o mesmo noutra fonte à entrada de Padornelo! Era o prenúncio de que se estava já muito perto da Galiza! Desnível mais acidentado, mas também mais fontes de água pura e fresquíssima! Aliás, Lubián era a última povoação que o Caminho Sanabrês atravessava em Castilla y León! O albergue tinha aspeto de novo, mas bastante modesto, ainda assim com tudo o que era necessário! Às 17h00 dei um passeio pela aldeia e fiz compras numa tienda! Às 20h00 jantei no albergue com o Ramon e o Abdulah! Repartimos sopa de verdura, salada com milho e atum e uma comida típica marroquina, algo picante que o Abdulah confecionara, cerveja e fruta! Após o repasto demos um passeio mais demorado pela aldeia! Numa pequena praça no centro encontrámos a Zelinda que vinha de regresso do jantar no restaurante! Ficámos algum tempo sentados num dos bancos da praça em amena cavaqueira! Pouco depois passaram a Cristiane, o Patric e o Ives que vinham também do jantar! No regresso ao albergue chamou-nos a atenção a música de câmara que saia da igreja! Dei uma espreitadela e escutei! Era de facto uma melodia que convidava a ficar e nos dava uma imensa paz de espirito!
 
Às 22h30 ocorreu um episódio infeliz e lamentável que envolveu a Zelinda, o Abdulah e a Sophie! Sem adiantar (para já...) mais pormenores, apenas digo que a situação culminou com a Zelinda a arrumar a mochila e a sair porta fora para ir dormir para a igreja! O Ramon tentou demove-la várias vezes, sem sucesso! Mas não a deixou sair sem que ficasse com um dos nossos contactos! Eu acordei meio atarantado com a cena (não que tivesse ficado surpreso com o sucedido...já há algum tempo que antevia algo do género...), mas nunca pensei que fosse suceder aquela hora e já com  o pessoal a descansar! Fiquei consternado quando o Ramon me inteirou da situação! E ficámos, naturalmente, preocupados com a nossa amiga! Contudo, o ocorrido também nos demonstrou que ela era uma mulher de muita coragem! Que Santiago a protegesse, era tudo o que naquele momento pedíamos! Quero dizer, era quase tudo o que pedíamos, porque também queríamos que Santiago pusesse, de novo, a Zelinda no nosso Caminho!


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Caminho Sanabrês: 02-06 (6ª Etapa: Mombuey - Puebla de Sanabria, 31,9 km)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Já tinha saído do albergue quando me lembrei que não tinha deixado o meu donativo. Voltei atrás para deixar a minha contribuição e esperei pela Zelinda que também fazia o mesmo! Começámos a caminhar eram 06h55! A paisagem estava a mudar à medida que nos aproximávamos da Galiza, com caminhos e trilhos de bosque frondoso e muito sombrio, o que ajudava bastante por causa do calor! A primeira pausa ocorreu em Asturianos! Parámos num bar perto da estrada nacional, já lá estavam a Sophie e o Abdulah! Enquanto retemperámos forças, com um mini repasto matinal, que inclui empanada que a Sophie e o Abdulah nos ofereceram, o nosso amigo marroquino foi metendo conversa com um simpático habitante de Asturianos que nos disse ter sido, em tempos, um locutor da TV e Rádio em Espanha, bastante conhecido! Disse-nos que iríamos começar a passar por zonas muito bonitas do Caminho Sanabrês à medida que íamos deixando para trás Castilla y León e entrávamos na Galiza! Que podíamos beber água em todas as fontes porque era bastante cristalina e pura!
 
Retomámos o Caminho e voltámos a parar na pequena aldeia de Triufé! Não havia serviços, socorre-mo-nos do que tínhamos nas mochilas! Recebi um telefonema de Nisa, do Leonel Gomes e do meu cunhado António Delfino, querendo saber novidades do Caminho! Às 14h54 chegávamos à bonita e altaneira localidade de Pubela de Sanabria! Deu para perceber, pelas placas junto à estrada nacional, que estávamos muito perto de Portugal (Bragança), a precisamente 41 km! O albergue Casa Luz ficava na parte baixa da povoação, um pouco antes de cruzar a ponte sobre o rio Tera, custava 12 euros sem pequeno-almoço, ao contrário do que informava o guia Gronze! Tratava-se de um bom albergue, ainda assim pareceu-nos um valor um pouco exagerado! Fui ao centro de saúde, pois tinha uma serie de picadas e algumas bolhas que achei serem do calor! A médica que me atendeu disse-me para tomar 1 comprimido polaramide à noite e fazer gelo. Fiz compras num supermercado Coviran perto do albergue! Depois de cruzar o rio Tera, subi a enorme escadaria até ao centro histórico de Puebla de Sanabria, tirei algumas fotos, nomeadamente, ao bonito e bem conservado castelo. Aproveitei para levantar dinheiro!
 
Ao regressar ao albergue não pude deixar de reparar na apetecível praia fluvial junto ao rio! Ainda pensei em fazer um banha pés (que bem precisavam...), mas já era um pouco tarde e tínhamos combinado fazer o jantar no albergue, não queria chegar atrasado, pois poderia ser necessário ajuda! A Zelinda confecionava o repasto, com a ajuda do Abdulah: uma massa típica de Itália e salada mista! As senhoras compararam a comida e os homens compararam o vinho! A dona do albergue ofereceu-nos peixe do rio que o Abdulah teve a gentileza de fritar em azeite, depois de passados por farinha! À mesa estavam o Abdulah, a Sophie, o Patric, a Zelinda, o Ives, a Cristiane e eu. Estavam também no albergue um grupo de 4 peregrinos espanhóis das Canárias e um peregrino de Madrid, entre outros! Já mais à noite tirei uma foto de Puebla de Sanabria "by night" e aproveitei para usufruir um pouco da internet gratuita do albergue, publicar umas fotos e por a conversa em dia! Às 22h30 fui dormir e renovar energias para a jornada seguinte!


terça-feira, 30 de junho de 2015

Caminho Sanabrês: 01-06 (5ª Etapa: Santa Marta de Tera - Mombuey, 36,6 km)

 
 
 
 
 
 
 
Lembro-me que fui o último peregrino a deixar o albergue! Eram 06h38 da manhã quando empreendi a maior etapa do Caminho Sanabrês: 36,6 km! Defini previamente 3 pausas para melhor gestão do esforço! Cerca de 1 km antes de Calzadilla de Tera e 10 km depois de Santa Marta de Tera, o Caminho ocorre junto a um bonito canal de rega tornando o percurso bastante aprazível (foto 4)! Às 09h30 realizei a 1ª das 3 pausas, em Olleros de Tera, na esplanada de um bar que se situava ligeiramente fora do Caminho! Pedi o habitual Aquarius com gelo e limão e acompanhei com pão, queijo e chouriço que trazia na mochila, finalizei com fruta fresca! Decidi, em virtude das temperaturas um pouco mais altas, que durante a caminhada não iria beber bebidas alcoólicas, apenas depois da jornada diária de Caminho! Isto porque o calor + bebida alcoólica + esforço = aceleração da desidratação! O Aquarius seria sempre uma escolha sensata, por ser uma bebida isotónica!
 
Voltando ao Caminho, cruzei-me com os já habituais peregrinos e passei por outros que não conhecia, situação que vinha reforçando aquela ideia "lugar comum" que quanto mais perto de Santiago, mais peregrinos! Depois de Olleros de Tera destaque para a passagem pelo Santuário e Embalse de Agavanzal! No caminho de acesso à barragem, está sinalizado um atalho alternativo para os peregrinos, sendo que os bicigrinos continuam pelo caminho convencional! Trata-se de um trilho de pé posto que culmina numa zona de bosque junto a uma linha de água (foto 5)! Foi precisamente aqui que reencontrei a Zelinda! Estava parada, a fotografar o local! Disse-me, gracejando, que já sabia que era eu, porque conseguia perceber que era a minha passada! Seguimos juntos pelo bonito trilho que entra na estrada já muito perto da barragem! Um pouco antes de cruzarmos o paredão do enorme embalse, surgiram, pela nossa, esquerda, a Sophie e o Abdulah, não tinham seguido pelo atalho, o que veio comprovar que este era mais curto do que o caminho principal! Cruzámos o paredão os 4, entre algumas fotos e amena cavaqueira! O Caminho prossegue por uma estrada secundária sempre junto à água, durante muito tempo, comprovando, de facto, a considerável dimensão da barragem! Em determinada altura o Abdulah começou a ver peixes perto da margem e tentou apanhar alguns, desprevenidos, dizendo-nos que era habitual pescar assim em Marrocos!
 
Assim continuámos juntos até Vilar de Farfón, onde parámos cerca das 11h30 num pequeno refúgio na saída da aldeia! Fomos acolhidos pela simpática hospitaleira, creio que era emigrante holandesa! Podíamos beber e comer algo, por donativo! Comi fruta que trazia na mochila e bebi água fresca! Descansámos! Carimbámos a credencial, enquanto a hospitaleira nos contou a sua história por aquelas bandas! A Zelinda disse-me para provar os biscoitos que eram muito bons! Acedi e de facto era saborosos! Àquela hora e já com os km que tínhamos percorrido qualquer coisa era boa para o aconchego do estomago e da alma! Com a energia e a motivação renovadas retomámos o Caminho! Umas vezes juntos, outras separados lá continuamos até Rio Negro del Puente! Eram 13h10, parámos junto ao albergue e, entretanto chegou a francesa Cristiane! Confidenciou-nos que a tendinite numa das pernas estava a complicar-lhe a marcha e que decidira encurtar as etapas a pé, fazendo alguns km de autocarro! A Zelinda aproveitou para dar uma espreitadela ao albergue que, segundo nos disse, era muito bom! Eu aproveitei para comer frutos secos, beber água e levantar um pouco os pés e as pernas! No fundo ganhar ânimo e recarregar baterias para os derradeiros 9 km até Mombuey! A maior parte do percurso ocorre por caminho paralelo à Estrada Nacional, um troço bastante descampado, tipo pradaria!
 
Entrei em Mombuey às 15h28, com os meus companheiros de jornada ligeiramente mais atrás! Um albergue muito modesto, creio que o mais modesto de todos até ali, de donativo e sem condições para fazer comida nem para lavar roupa! Após o já rotineiro e habitual ritual pós-chegada ao albergue, fui comprar comida&bebida, entrei numa farmácia para comprar uma seringa, pois necessitava de tratar as bolhas! Bebi uma canha num dos bares mais centrais! Durante a tarde combinámos o jantar, eu, a Zelinda, a Cristiane e o Ives! Tinham-nos indicado o único restaurante que servia menu, lamentavelmente estava fechado em virtude da doença de uma pessoa de família! A única hipótese seria o restaurante La Ruta (pelo qual já havíamos passado, à entrada de Mombuey)! Decidimos de imediato que não iriamos a pé, já chegava de caminhada naquele dia! Eu e a Cristiane partilhámos o preço do táxi! O Ives convidou-nos para uma bebida já no La Ruta, enquanto o jantar não era servido! Pagámos 11 euros, mas valeu a pena porque foi uma "cena" muito bem composta! Mas mais importante ainda, desfrutámos, confraternizámos e pusemos a conversa em dia deambulando pelas peripécias do Caminho!


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Caminho Sanabrês: 31-05 (4ª Etapa, Tábara - Santa Marta de Tera, 22,7 km)

 

 
 
 
 
 
 
A alvorada foi às 06h00, em ambiente muito tranquilo, quase zen...com canto gregoriano (o hospitaleiro tinha-nos perguntando, em jeito de piada, se queríamos acordar com Led Zeppelin ou com canto gregoriano...eheheh....)! Tomámos o "desayuno" no albergue, muito variado e completo, havia café e leite, torradas, bolos e compotas variadas! Às 06h50 e depois do Hospitaleiro Almeida me ter tirado uma foto com o Patric, a Cristiane e a Zelinda (foto 1), despedimo-nos calorosamente do nosso anfitrião e seguimos Caminho em direção a Santa Marta de Tera! Ainda em Tábara não resisti a fotografar o sempre momento único do nascer do Astro Rei (foto 2)! O Caminho oficial passa por Bercianos de Valverde, contudo e como esta povoação não dispõe de qualquer serviço, foi sinalizada uma variante por Villanueva de las Peras, 200 metros mais curta e com serviços! Optei pela variante, assim como a maioria dos peregrinos que comigo caminhavam nessa manhã!
 
Às 10h00 chegámos a Villanueva de las Peras para uma pausa muito retemperadora! Sentei-me na esplanada do Albergue Alameda, na mesa onde já estavam a Sophie e o Abdulah, pouco depois chegou a Zelinda! Por ali estavam já também alguns peregrinos com quem me tinha cruzado ao inicio da manhã! Como a etapa era bastante curta, pouco depois do meio-dia, mais precisamente às 12h12 chegava ao albergue de Santa Marta de Tera! Alguns peregrinos tinham ficado antes da travessia do rio Tera (foto 3), mais precisamente em santa Croya de Tera, 1,5 km antes de Santa Marta de Tera! Após o banho retemperador e reparador e um momento de descanso noa albergue, fui até uma "tienda" local que abriu de propósito para os peregrinos (era dia festivo e estava quase tudo fechado por ali...), comprei comida&bebida para o jantar e para o início do dia seguinte! Percebi, pelos preços praticados, que dona da "tienda" se aproveitava sobre maneira do facto de não ter concorrência por aquelas bandas...! Ainda assim, sempre se poupam alguns euros em relação ao restaurante! Já mais à tarde deambulei pela praça central de Santa Marta de Tera, visitei o cemitério, nas traseiras da igreja e onde se encontra a estátua mais antiga que é conhecida do Santiago Peregrino (foto 4)!
 
Na receção da igreja estava uma senhora que carimbou a credencial e que nos explicou que, como era dia festivo, não seria cobrado qualquer valor no albergue! Disse ainda que às 18h00 haveria uma visita guiada à igreja para todos os peregrinos que manifestassem interesse e que custaria 1 euro por pessoa. Não demos o tempo por mal empregue, a visita foi interessante, à igreja e museu, (fotos 5, 6 e 7)! Entre as várias explicações que a guia nos deu, houve uma que mereceu particular destaque e que se prende com um fenómeno de luz equinocial que ocorre em cada determinado período de tempo! Trata-se de um fenómeno que chama muitos turistas a este templo românico. O dito acontecimento, como nos explicou a nossa anfitriã, ocorre 2 vezes por ano e coincide com os equinócios do Outono e Primavera! O sol penetra no altar principal da igreja, através do óculo da cabeceira e ilumina o capitel situado á esquerda da abside. Este fenómeno de luz equinocial foi descoberto há mais de uma década pelo já falecido e à data pároco de Santa Marta de Tera, Julián Acedo, que foi o principal divulgador desta dita maravilha da natureza! Os dias em que ocorre este fenómeno são a 21 de Março  e a 23 de Setembro (fotos 6, 7 e 8)!
 
Depois da visita e enquanto nos encaminhávamos para o albergue, notei que o tempo dava alguns sinais de mudança, algumas nuvens e aquele ar próprio de trovoada, ou de "tormenta" como se diz por Espanha! Notei que as minhas 2 bolhas estavam estáveis! O jantar foi composto por canja (daquelas instantâneas tipo Knorr...), mas só o facto de ser comida quente já era, só por si, retemperador! Depois feijão com chouriço (enlatado) e aquecido no microndas! Reguei o repasto com um pouco de vinho que a Cristiane gentilmente me ofereceu! Um pêssego para rebater! Pelas 22h00 começamos a recolher aos beliches! O descanso era sagrado e determinante para as jornadas seguintes!