Há 10 dias que os nossos companheiros António Delfino e Leonel Gomes se encontram a percorrer o Caminho do Norte. Começaram no dia 18 de Abril, depois de almoço em Hendaye, na fronteira entre França e Espanha! Cumprem, no dia de hoje, a 10ª etapa, entre Liendo e Escalante! Tendo como principal ponto de referência, a costa e o mar cantábricos, o Caminho do Norte é bastante exigente em termos físicos e técnicos, mas ao mesmo tempo de uma rara beleza paisagística! Caraterizado, nas primeiras etapas (nomeadamente até Santander), pelo constante sobe&desce (um pouco à semelhança do Caminho Primitivo), aquilo que "nuestros hermanos peregrinos" classificam como "Camino rompe piernas"!
Os nossos companheiros têm apanhado um misto de bom e de mau tempo, alguns troços com muita lama e piso mais pesado, mas também percursos bastante bonitos de percorrer! As etapas têm sido cumpridas, de acordo com o planeado, à exceção da etapa que terminaria em Santa Maria de Lezama, onde tiveram que continuar até Bilbao, em virtude do albergue se encontrar fechado, perfazendo nesta jornada mais de 40 km!
Aliás, segundo testemunhos dos nossos amigos, albergues fechados tem sido uma constante, grande parte deles apenas abrem a partir de Junho. Muitos albergues privados e até já tiveram que recorrer a hotel!
Continuação de Bom Caminho!
Fotos de António Delfino e de Leonel Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário