sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Diário do Caminho: 22º Dia, 10 de Maio, Viduedo – Rente/Barbadelo








Mais uma jornada marcada pelo mau tempo! Na descida de Viduedo até Triacastela vento forte, frio e chuva! Parecia que andava o diabo à solta, tal era a força do vento e o barulho que este fazia! Decididamente o tempo anda mesmo fora da graça de Deus! Por volta das 11h30 parámos em Furela no bar Franco para comer bocadillos de presunto e croissant (comprado num bar em Triacastela) com queijo (que sobrou de Fuentes Nuevas), metade de uma maçã e pinhoada oferecida pelo Alexandre. Tudo muito bem regado com uns tintos e arrumadinho com um café Delta e um brandy para manter a máquina quente até ao final da jornada! Fizemos a travessia de Sárria às 14h00, uma cidade com alguma dimensão, mas sem grandes motivos de interesse, pelo menos pelos locais onde passámos. Na etapa de hoje percorremos bons trilhos e caminho de bosque, a proporcionar bons vídeos e boas fotografias, pese embora o mau tempo. O Delfino encheu hoje o primeiro cartão da máquina com 4 gigas! Alguma confusão à chegada: deficiente sinalização em Barbadelo fez com que o Pimpão, o Castro e o Luís, que seguiam um pouco à nossa frente, voltassem para trás, quando já estavam em Rente (onde acabamos por ficar…). Já perto de Rente o Pimpão ligou-me para o telemóvel, contando o sucedido, moral da história: o albergue de Barbadelo estava fechado para desinfecção, havia outro um pouco mais à frente que cobrava 10 euros mas sem nenhum local nas imediações para comer. Continuámos a andar e mais adiante deparamo-nos com uma casa de turismo rural com a lotação completa. Prosseguimos, já um pouco desalentados pela chuva e pelo cansaço, até chegarmos a Rente onde, finalmente, tivemos cabidela na Casa de Turismo Rural Casanova, muito acolhedora, com um aspecto bastante tradicional e, mais importante que tudo, servia refeições! Decidimos ficar, caminhar mais 2 horas debaixo do temporal, estava fora de questão! Menos para o André que decidiu continuar! O Alexandre chegou mais tarde, pois tinha demorado um pouco mais em Sárria para comprar umas calças para a chuva e acabou por se perder também na “confusão” de Barbadelo. Já agora e abrindo um parênteses, obrigadão, Amigão Alexandre por ser adepto “ferrenho” do Benfica! Queria por o cachecol na mochila, mas o mau tempo não estava a ajudar! O Luís, sempre muito prestável, lá se aventurou pelas imediações de Rente para comprar alguma comida e bebida, ofereceu-me uma lata da maravilhosa cerveja “estrella galicia” (Muchas gracias, Luís!). Como ontem não havia rede de telemóvel liguei hoje para casa para falar com a Graça e as miúdas. Jantámos muito bem, comidinha caseira, servida pela filha da patroa que se chamava Susana, acho eu. O caldo galego estava uma delícia! Depois da janta jogámos umas partidas de sueca e à hora do costume fomos para os quartos. A jornada de hoje teve 32 km e realizou-se entre as 07h00 da manhã e as 15h45.

Texto: Sérgio Cebola
Fotos: 1 a 3, 6 e 8 (António Delfino), fotos 4, 5 e 7 (Rosalino Castro)

1, 2, 3 – Entre Viduedo e San Xil
4 – Estátua do Rei Alfonso IX (fundador de Vilanova de Sárria)
5 – Sárria
6, 7 – Entre Sárria e Barbadelo
8 - O jantar na Casa de Turismo Rural Casanova em Rente/Barbadelo

2 comentários:

  1. Caro Sergião.

    Você sabe que sou Corinthians aqui no Brasil e... Benfica CAMPEÃO ai em Portugal. Viva o Benfica!!!!
    Agora é o seguinte, Seleção Brasileira e Portuguesa....que só nos encontremos novamente na final (não sei se isto é possível pela tabela).
    Parabéns pela super-goleada 7-0. Portugal jogou muito.
    As fotos que está publicando estão lindas. Não esqueça de colocar em CD e me mandar ok?
    Beijos a todos.
    Alex

    ResponderEliminar
  2. Amigo Alexandre

    Também espero que nossos paises só se encontrem de novo na final! Logo que eu acabe de publicar todo o Diário do Caminho no blogue, vou providenciar para lhe enviar todas as nossas fotos e videos!

    Um grande abraço,
    Sérgio Cebola

    ResponderEliminar