"...Caminhante, as tuas pegadas
São o caminho e nada mais;
caminhante não há caminho,
O caminho faz-se ao andar.
Ao andar faz-se o caminho
E ao olhar-se para atrás,
Vê-se a senda que jamais,
Se há-de voltar a pisar.
Caminhante não há caminho,
Somente sulcos no mar."
António Machado (1875-1939)
Olho para o contador do tempo aqui do lado direito e constato que estamos a menos de 4 horas da nossa partida!
Ainda me lembro que quando o Zé Carlos nos criou este espaço, a primeira vez que olhei para o contador até me ri de faltarem tantas dezenas de dias ainda para a partida.
Durante todo este tempo, foi minha intenção colocar aqui alguns post úteis para o caminho, felizmente não foi necessário, já que o Sérgio se encarregou e bem deste aspecto, conseguindo ao mesmo tempo, informar, aconselhar e transmitir um pouco do que me vai também na alma.
Em jeito de balanço e a curto espaço da partida, não poderia deixar de fazer daqui um agradecimento público, sem particularizar muito, a todos os que nos apoiaram, tanto através de simples palavras , como de actos concretos, associando-se de alguma forma a nós neste projecto.
Ao contrário do que o Sérgio escreveu no post abaixo, sinto-me muito calmo e sereno, tenho dormido bem e apenas me tem despertado alguma "preocupação" as condições meteorológicas que se adivinham adversas para este nosso inicio de Caminho.
Vou iniciar algo que me está a fazer muita falta, neste momento estou a precisar de espaço, de evasão, e, embora a nível pessoal tudo esteja pelo melhor, a outros níveis as coisas não estão assim tão claras e estes dias de "reflexão" vão com toda a certeza trazer-me a tranquilidade e clarividência necessárias para escolher o melhor "caminho" para a abordagem deste e doutros tipos de obstáculos que a vida e as pessoas nos vão colocando na frente.
Espero e creio que o Caminho me ajudará a reflectir sobre aspectos da vida que muitas vezes descuramos devido às pressões e rotinas diárias.
Os obstáculos geográficos, meteorológicos e de índole fisica que irão surgir e que de alguma forma esperamos ultrapassar, irão trazer-nos ensinamentos que se estenderão com toda a certeza à forma como iremos enfrentar no futuro, situações adversas no nosso quotidiano normal.
Tenho a espectactiva que o Caminho me traga esses ensinamentos.
No fundo, o que espero sinceramente quando regressar daqui a 30 dias é trazer ensinamentos que me permitam discernir "quem e o que interessa, quem e o que nunca interessou e não interessa mais e quem e o que vai interessar, descobrindo em consequência o porquê de algumas pessoas e coisas que fazem já parte do meu passado, não estarem nem fazerem doravante parte do meu futuro".
Para os meus familiares que adoro e amo um agradecimento muito especial...
Para os meus amigos...
Para todos...
Ultreya et Suseya!
Texto e foto:António Pimpão
Sem comentários:
Enviar um comentário