terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Caminho del Salvador ao Primitivo: Etapas e Considerações (II)


Quero começar por vos saudar e desejar um Bom Ano de 2016! Dando continuidade ao que tenho vindo a escrever sobre este assunto, começar por dizer que editei a informação publicada no primeiro post subordinado a este tema, nomeadamente, no que se refere ao alinhamento de algumas etapas relativamente ao que tinha previamente definido (ajustes nalgumas distâncias, alteração do final da 3ª etapa do Caminho del Salvador e introdução de mais informação relativa à variante do Caminho Primitivo por Friol). De seguida, utilizando como mote e ponto de partida a informação editada, vou partilhar convosco mais algumas considerações/reflexões para o próximo Caminho (mas que se poderão, naturalmente, aplicar a outros Caminhos...), a saber:

1 - Distâncias das etapas: uma questão existencial!
Por muita informação que se recolha, seja em guias impressos ou publicados na internet, há um dado curioso e que salta logo à vista: a distância das etapas nunca é igual! E nalguns casos estamos a falar em diferenças gritantes na mesma etapa! Perguntam-me como resolvo esta situação? Muito simples: 2 soluções: ou defino como distância final a média obtida de entre os diferentes valores que tenho para a mesma etapa ou, em alternativa, decido-me pela maior distância, caso no terreno se venha a verificar que são menos kms, a surpresa será sempre mais agradável do que o contrário!

2 - Na 3ª etapa do Caminho del Salvador, ficar em Pajares ou continuar até Herías? Outra questão existencial!
Confesso que este foi o meu principal dilema, tendo em conta o perfil altimétrico desta etapa! E digo que "foi" porque já o resolvi! Senão vejamos: a principal razão que tem levado alguns peregrinos a cortar esta etapa e a pernoitar em Pajares (+/-14,9 km depois de Poladura de La Tercia), têm sido as condições atmosféricas adversas ou, mesmo estando o tempo bom, haver muita neve no terreno! Como em Junho será pouco provável que alguma destas situações possa ocorrer, creio que teremos condições para poder concluir esta etapa na totalidade, ainda que com ritmo mais moderado em consequência do desnível acumulado entre subidas e descidas! Em última análise podemos sempre deixar as 2 possibilidades em aberto e, chegados ao local de todas as decisões: Bifurcação Pajares/S. Miguel del Rio, (1ª)seguir para Pajares ou (2ª)continuar o Caminho para S.Miguel del Rio! Algo me diz que nos vamos decidir pela 2ª opção!!! Até porque a gestão dos kms está muito bem feita, tendo conta que as etapas seguintes também continuam com algum desnível acumulado e como em 2012 não tivemos muito tempo para visitar Oviedo, queremos desta vez despender um pouco mais de tempo para esse efeito, pelo que deixando 20 km para essa etapa, chegaremos com tempo para um périplo turístico pela cidade del Salvador!

3 - Alteração do final da 3ª etapa do Caminho del Salvador, de Campomanes para Herías!
Aqui pesaram várias razões: albergue novo (Santuário de Bendueños, fica a 1,5 km do Caminho), mais barato do que ficar em Campomanes, a hospitaleira faz o transfer dos peregrinos desde Herías, Campomanes e La Frecha, podemos jantar e tomar pequeno-almoço, se a tudo isto juntarmos o facto da etapa ficar 1,8 km mais curta, não há mais conversa, negócio fechado!!!

4 - Caminho Primitivo por Friol: fazer Lugo-Friol por Boveda ou por A Retorta e Cotá?
Sobre a primeira etapa desta Variante do Caminho Primitivo (Lugo-Friol), bastou-me uma breve leitura pelo perfil das opções a seguir, para me decidir de imediato pela que passa por  A Retorta e por Cotá em detrimento da que passa por Boveda, senão vejamos: ir por Boveda para ver um Santuário (num Caminho onde templos religiosos não faltam...) ou ir por A Retorta e por Cotá, e fazer menos alcatrão e menos kms...acho que para bom entendedor meia palavra basta!

5 - Albergues públicos, albergues privados ou outro alojamento privado...eis a questão?
Se há questões onde não tenho qualquer tipo de dúvida e tentando tranquilizar algumas mentes mais inquietas, sobre este quesito, esta é a minha politica (sendo certo que cada qual é livre, obviamente, de optar pela que entender...): sou peregrino e só me é possível ir para o Caminho com orçamento de peregrino, dito isto, esta é a minha ordem de prioridades em termos de alojamento: albergue público em primeiro lugar, depois albergue privado e, por último, outro alojamento privado! É claro que isto não é taxativo, pois há fatores que, eventualmente, poderão inverter esta minha decisão, mas serão sempre a exceção e nunca a regra!

6 - Comes&bebes antes, durante e depois das etapas!
Já deu para perceber que a mochila, nalgumas etapas deste Caminho, terá que incluir comida&bebida q.b., pelo que será de bom senso não descurar os locais onde essa provisão terá que ser feita! Mesmo nalgumas etapas em que haja serviços intermédios, não será de descurar levar alguma guarnição na mochila (comprada em supermercados e muito mais barata). Aproveitar os albergues que tenham melhores condições para comer ou para confecionar comida, será também uma ideia a ter em conta, pois sempre se poupam alguns euros, que poderão fazer falta mais à frente! Relativamente a excedentes e sobras, e tendo em conta alguns sábios ensinamentos do Caminho, só vos digo o quanto somos felizes com tão pouco e que a partilha é o espirito da peregrinação, por isso nada se perde, tudo se aproveita, porque como diz a sabedoria popular "estragar não é grandeza"!

Até breve...Bons Caminhos e boas caminhadas!



1 comentário:

  1. Sergião sempre atento para os pequenos e grandes detalhes. No que diz respeito ao item 6, conte comigo como cozinheiro. Um grande abraço a todos.
    Alexandre

    ResponderEliminar