sábado, 1 de maio de 2010

13ª Etapa: Población de Campos - Calzadilla de la Cueza


Brasão de Población de Campos


Brasão de Cervatos de La Cueva
(Sede de Ayuntamiento)

13º dia da Aventura! Depois de atravessar o rio Ucieza, na despedida de Población de Campos, os nossos Peregrinos terão de percorrer 32,8 km até ao seu destino de hoje, Calzadilla de la Cueza. Trata-se de uma etapa algo monótona e sem grandes desníveis, pontuada, aqui e ali, por pequenas povoações.

De referir a existência, em Carrión de Los Condes, do Centro de Estudos e Documentação do Caminho de Santiago, com uma especializada e completa biblioteca Jacobeia, aberta ao público, que funciona no antigo mosteiro beneditino. Segue-se a Via Aquitana, calçada romana que unia Burgos a Astorga, com mais de 2000 anos, de que se conserva ainda parte do traçado original, num troço onde a sombra escasseia ou não existe, e o piso irregular em muito dificulta o andamento, o que leva os Peregrinos a caminhar pelas laterais, mais "batidas". Uma nota ainda para a passagem pela Cañada Real Leones, um dos itinerários espanhóis de longo curso utilizado pelos pastores transumantes, para conduzir o gado desde os pastos de Verão, em Léon, aos de Inverno, na nossa vizinha Extremadura, e vice-versa.

Entre Carrión de Los Condes e Calzadilla de La Cueza os Peregrinos terão de percorrer 17 km sem encontrar povoação alguma. É preciso remontar à 1ª Etapa, entre Saint-Jean-Pied-de-Port e Roncesvalles para encontrar uma tão grande distância entre localidades, pelo que é necessário transportar água e alimentos suplementares.

Perfil da 13ª Etapa (clique para ampliar)


Partida: Población de Campos (42º 16' 11,39'' N 4º 26' 49,74'' W)
Chegada: Calzadilla de La Cueza (42º 19' 44,92'' N 4º 48' 13,23'' W) 
Cota de saída: 780m
Cota de chegada: 854m
Cota mais elevada: 854m (Calzadilla de La Cueza)


Revenga de Campos: munomento ao Peregrino


Villamentero de Campos:
monumento ao Peregrino


Villalcazar de Sirga: Igreja de Sant Maria La Blanca


Carrión de Condes: Igreja de N. Sra. de Belém


Abadia de Benevivere:
Mosteiro Beneditino de San Zoilo


Calzadilla de La Cueza: vista geral


Calzadilla de La Cueza: Albergue

.
texto/infografia: jc
.
brasões: http://www.wikipedia.com/
.
fotos daqui:
- http://blogs.nortecastilla.es/
- http://www.panoramio.com/photo/9814366
- http://www.wikipedia.com/
- http://feetblisters.files.wordpress.com 

1 comentário:

  1. Miguel Garcia Lhorente3 de maio de 2010 às 16:32

    quero enviar um abraço aos peregrinos, especialmente ao Alexandre, estamos com saudades , todos nos estamos na torcida para que cheguem ao final da caminhada com muita saude e com os pés inteiros. abraços a todos. Miguel Garcia

    ResponderEliminar